Trabalhos escolhar
Você se lembra da experiência do bombril, feita no capítulo anterior?
O bombril ficou enferrujado após alguns dias. Chamamos de óxido de ferro a substância marrom que apareceu, já que o oxigênio combinou-se com o ferro da palhinha. A oxidação do ferro é considerada pelos químicos como um tipo de combustão, embora muito mais lenta.
Que semelhanças e que diferenças existem entre a combustão de uma vela e a formação da ferrugem?
Em ambos os casos, há consumo de oxigênio. A combustão da vela produz calor, mas não se nota isso no caso do bombril. Na realidade, também ocorre produção de calor durante a oxidação do ferro, mas muito lentamente. Além disso, o calor se dissipa à medida que é produzido.
Ingredientes
As palhas de aço são comercializadas em embalagens plásticas vedadas a vácuo. É justamente por isso que quando abrimos estas embalagens, notamos que a palha de aço não está enferrujada, por quê?
Através deste procedimento será possível demonstrar na prática como ocorre o enferrujamento das esponjas de aço:
Material:
- 2 esponjas de aço;
- Água.
Procedimento: molhe uma das duas esponjas com água e deixe as duas em exposição ao ar livre.
Conclusão: após alguns dias note a formação de ferrugem nas duas esponjas. Repare também que na palha de aço molhada a formação de ferrugem é mais intensa.
Observações:
- A ferrugem é produto da interação do ferro presente na esponja com outras duas substâncias: a água e o Oxigênio. E é justamente por isso, que a palha de aço não enferruja dentro das embalagens: ausência de água e ar;
- Agora imagine: se deixarmos uma palha de aço seca numa cidade litorânea e outra em Brasília, qual delas vai enferrujar primeiro? No litoral existe uma maior umidade relativa do ar já em Brasíla o tempo é mais seco, sendo assim, a palha de aço da cidade litorânea vai enferrujar mais depressa.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola