Pedido de vida
Felizmente, cadê vez mais têm-se falado em Responsabilidade Social Empresarial, Mais ainda Há Muita desinformação e falta maior clareza sobre o assunto, em especial junto ao grande público.
O que é Responsabilidade Social Empresarial? Costumo explicar o conceito a partir de uma reflexão sobre a capacidade, ou melhor, sobre o dom que todos possuímos de fazer escolhar. Somo seres políticos, fazemos escolhas baseados em nossos julgamentos, princípios e valores. Infelizmente, muitas vezes, não dedicamos tempo suficiente para refletir sobre esse fato, para meditar sobre nossas escolhas e oportunidades, sobre o sentido daquilo que fazemos. Muitas vezes, ligamos o piloto automático e fazemos o que estamos acostumados a fazer, o que a sociedade, os amigos, a família, o emprego espera de nós, sem pensar no que realmente queremos, no que tem significado para nós. Não só podemos fazeer as coisas diferentes das que fazemos atualmente, como também podemos fazer as mesma coisas, mas de várias formas diferentes.
Qualquer que seja a teoria que venha a orientar as praticas de Responsabilidade Social Empresarial, sempre haverá dificuldades para implementá-las e as razões são muitas, começando pelo fato de envolver uma diversidade de questões que se traduzem em direitos, obrigações e expectativas de diferentes públicos, internos e externos à empresa. Os diferentes entendimentos a respeito da empresa e de sua relação com a sociedade e com o meio ambiente são mais uma fonte de complicação. Acrescente ainda que tudo isso é feito concomitantemente às atividades e operações da empresa em busca de resultados econômicos favoráveis. Um modo tradicional bem sucedido de enfrentar uma situação complexa é por meio da desagregação de seus componentes. Esse é o esquema usado por Carroll, um dos principais expoentes do movimento da Responsabilidade Social Empresarial cuja obra tem sido uma fonte inesgotável de inspiração.
As quatro dimensões da