Traços Importantes na Filosofia
Traços importantes na Filosofia.
Quando nos acercamos da Filosofia nascente, podemos perceber os principais traços que definem a atividade filosófica na época de seu nascimento:
1. Tendência à racionalidade;
2. Recusa de explicações preestabelecidas;
3. Tendência à argumentação;
4. Capacidade de generalização (síntese);
5. Capacidade de diferenciação (análise).
1. Tendência a racionalidade, pois os gregos foram os primeiros a definir o ser humano como animal racional, a considerar que o pensamento e a linguagem definem a razão, que o homem é um ser dotado de razão e que a racionalidade é seu traço distintivo em relação a todos os outros seres. Mesmo que a razão humana não possa conhecer tudo, tudo o que pode conhecer ela conhece plena e verdadeiramente. A tendência à racionalidade significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.
Na cultura da chamada sociedade ocidental, a palavra ‘razão’ origina-se de duas fontes: a palavra latina ‘ratio’ e a palavra grega ‘lógos’. Essas duas palavras são substantivos derivados de dois verbos que têm um sentido muito parecido em latim e em grego.
‘Logos’ vem do vergo ‘legein’, que quer dizer contar, reunir, juntar, calcular. ‘Ratio’ vem do verto ‘reor’, que quer dizer contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular.
Assim, ‘lógos’, ‘ratio’ ou ‘razão’ significam pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para outros. Assim, na origem, razão é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade (medir,