ESTATISTICA
O foco da qualidade está em constante evolução. Passamos pelas eras do produto, dos processos, dos clientes e hoje caminhamos para o foco no conhecimento, através de uma abordagem mais abrangente. A necessidade hoje é totalmente voltada às competências: de conhecimentos e saberes, de habilidades, de valores e capacidades, que provêm da formação geral, profissional, experiência profissional e social. Para melhor se utilizar destas informações, se torna cada vez mais presente o uso da estatística, vista como um meio para obter conhecimento e aumentar a chance de tomar decisões corretas, auxiliando na obtenção de conhecimento sobre os processos, permitindo ver os mesmos sem preconceitos, opiniões ou pré-julgamentos.
Na era do conhecimento, os métodos estatísticos têm um papel crucial, além de uma poderosa ferramenta, passam a ser vistos como um poderoso método de gestão. Por isso a necessidade de avaliar e reconhecer se uma evidência estatística apoia, realmente, uma conclusão apresentada. O uso da estatística incentiva a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as organizações.
Conceitos
• População
– Maior conjunto tomado como referência na observação de um fenômeno
– Pode ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.
• Amostra
– Subconjunto não vazio de uma população
– Excetuando-se a própria população
– Seu uso gera economia e rapidez dos resultados
– Deve ser representativa da população
• Amostragem
– Técnica para escolher amostras que garanta o acaso na escolha, ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido.
– Uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra
• Tipos de amostragem:
– Amostragem casual ou aleatória