Estatistica Trabalho 1 Parte 2
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – CPGA
MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: INE3214 - ANÁLISE ESTATÍSTICA
PROFESSOR: PEDRO ALBERTO BARBETTA
MESTRANDOS: GUSTAVO MATARAZZO REZENDE, LUCIANE FERREIRA CARDOSO, PAULO DE SOUZA KNUPP
Trabalho aplicativo 1 - Parte 2
2) Para uma variável categórica e para a variável contínua, construir gráficos apropriados de distribuição de freqüências. Interpretar os gráficos.
Sexo
FEMININO
MASCULINO
Todos
5
54
59
Tabela 1 - Tabela de Distribuição de Freqüências da Variável Categórica Sexo
Figura 1 - Gráfico de Distribuição de Freqüências da Variável Categórica Sexo
Na Tabela 1 e na Figura 1 pode-se analisar como os candidatos eleitos do Estado de Santa Catarina (unidade de observação) estão distribuídos em relação à variável gênero. Enquanto que o gráfico é uma representação visual, na Tabela 1 é possível que se faça uma análise mais objetiva (numérica): 5 pessoas são do sexo feminino e 54 são do sexo masculino.
Figura 2 - Distribuição de Freqüências da Variável Contínua Idade
Na Figura 2, a variável contínua idade está distribuída entre intervalos representados pelos valores de suas médias. Observa-se que o intervalo com a média de 58,38 anos possui 12 candidatos eleitos, sendo a maior freqüência nos dados. Já os intervalos com médias de 34,63 e 72,63 são os que apresentam a menor freqüência, com um candidato em cada.
3) Construir uma tabela de freqüências com dupla entrada (tabela de contingência), apresentando percentagens que auxiliem na interpretação da associação das duas variáveis. Interpretar.
Tabela 2 – Tabela de Freqüências com Dupla Entrada
Na tabela acima, pode-se analisar a distribuição dos cargos entre os partidos. Os valores (em percentagem) representam a parcela que cada partido ocupou nos cargos após as eleições de 2010. Para um total de 100% de vagas para deputado estadual, o partido PMDB ocupou 25% das vagas (a maior parcela), seguido