estatistica: numeros indices
Administração e Ciências Contábeis
NÚMEROS-ÍNDICES
Estatística
Alessandra Eduarda S. Azevedo
Beatriz Aparecida S. Leonardo
Daniele Medina Ribas
Geysielly Leonardo Silva
Marcos Elias Cassemiro
Tauana Duarte Oliveira
Belo Horizonte
2011
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Segundo Martins e Donaire (1993), os números-índices são muito utilizados para análises do quadro econômico de certo setor ou da economia como um todo. São instrumentos importantes para administradores, economistas e engenheiros para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produtos. É, particularmente, útil para o acompanhamento da Inflação, Índice Geral de Preços, Índice de Produção Industrial entre outros. Já Stevenson (1981, p.397) cita: “um número-índice é uma razão usada para avaliar a variação entre dois períodos de tempo.” Segundo o autor, esses números indicam variedade relativa no preço, na quantidade ou no valor entre um período corrente para o período-base. E cada número-índice costuma vir expresso em termos percentuais, porém sem o símbolo de porcentagem.
Há três variáveis de números-índices administrativos e econômicos: índice de preço, quantidade e valor. Eles sintetizam as modificações nas condições econômicas ocorridas em um espaço de tempo, através de uma razão. Se apenas um item é computado trata-se de um número índice simples. Se, porém, vários itens (produtos) têm suas variações computadas tem-se um número índice composto.
1.1 Índices simples
Os Números-índices simples avaliam a variação relativa de um único item ou variável econômica entre dois períodos de tempo. Eles podem ser chamados de relativos de base fixa ou relativos de ligação.
a) Relativos de base fixa: Neste caso um