kjbgygb
906 palavras
4 páginas
2.3.1.4. Números-Índices Os números-índices ou simplesmente índice, são medidas estatísticas frequentemente usadas para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e para obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas ocorridas ao longo do tempo. São expressos em termos percentuais. Os mais usados medem, em geral, variações de prelos e de quantidades ao longo do tempo. São, portanto, utilizados para determinar as variações em diferentes valores de uma série estatística.
Quando lidamos com grandezas simples (um único item ou variável), o índice é qualificado de índice elementar ou simples; por outro lado, quando lidamos com grandezas complexas (aquelas expressas por muitos valores), ele é dito índice sintético ou composto, por sintetizar a variação global das varáveis por ele avaliadas (Milone; Angelini, 1995).
Por número-índice entendemos a relação entre o valor da variável em duas datas diferentes. O primeiro valor, posicionado no numerador, é chamado de valor considerado ou corrente, o segundo no denominador, é designado de valor-base ou de referência. Essa definição, indicando o número-índice entre b (valor-base) e c (valor-considerado) por Ib,c, é resumida pela expressão:
Ib,c = (valor da variável na data considerada÷valor da variável na data-base)×100
2.3.1.4.1. Relativos
Um relativo é o número-índice mais simples, relacionando o preço, a quantidade ou o valor de um produto numa data considerada (c) com uma data-base (b).
Assim, para um produto em que:
I. pb é o preço na data-base;
II. pc é o preço na data considerada;
III. qb é a quantidade na data-base;
IV. qc é a quantidade na data considerada;
V. vb é o valor na data-base;
VI. vc é o valor na data considerada.
Teremos:
Preço relativo = (preço considerado ÷ preço base) × 100;
Quantidade relativa = (quantidade considerada ÷ quantidade base) × 100;
Valor relativo = (valor considerado ÷ valor base) × 100.
2.3.1.5. Deflação de Dados –
FREUND,