AMINISTRAÇÃO
Unidade 1 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
PALAVRAS-CHAVE: Estatística Descritiva, Dados Estatísticos, População, Amostra, Variáveis Quantitativas e Qualitativas, Gráficos.
A) ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS
ESTATÍSTICA: A estatística é a ciências dos dados.Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização deles na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Para melhor compreendermos os propósitos da Estatística, é necessário conhecermos as algumas definições básicas:
Estatística Descritiva: Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta, organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construção de gráficos, tabelas e com o cálculo de medidas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa na amostra estudada.
População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.
Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Uma amostra tem que representar e ter as mesmas características da população original, portanto, a amostra só traz informação sobre a população da qual foi retirada. Em outras palavras, a amostra é parte da população que é selecionada para análise. A preocupação central é que a amostra seja representativa da população inicial.
Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
Variável: É uma condição ou característica das unidades da população. Por exemplo, a idade das pessoas residentes no Brasil, ou a classe social são variáveis. As variáveis são classificadas em dois tipos: