Estanho
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Fabricação Mecânica - FMEC
Estanho
11 ∕ 05 ∕ 2014
Introdução:
O conteúdo a seguir busca trazer informações sobre um importante material metálico, o estanho e suas características e condições de processamento.
Elemento químico metálico, de símbolo Sn e nome derivado do latim "Stannum", prateado, maleável e sólido nas condições ambientes. É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais protegendo-os da corrosão. Ligas de estanho já eram conhecidas no ano 3000 A.C, mas não se sabe quando o metal foi isolado pela primeira vez. A seguir mais informações sobre sua microestrutura, características, processamento e suas diversas aplicações.
Indio - Estanho - Antimônio
Ge
Sn
Pb
Microestrutura:
O estanho sólido tem dois alótropos na pressão normal. Em baixas temperaturas existe na forma “cinzenta” ou estanho alfa que apresenta estrutura cristalina cúbica semelhante ao silício e germânio. Quando aquecido acima de 13.2 °C muda para a forma “branca” ou estanho beta, a ligação é também um misto de metálica e covalente e a estrutura cristalina é tetragonal, com dois átomos por ponto da rede. A transformação da forma beta em alfa, por resfriamento, só pode ser efetuada quando o estanho apresenta elevado grau de pureza. Esta transformação é afetada por impurezas como alumínio e zinco, e pode ser impedida de ocorrer através da adição de antimônio, bismuto, chumbo, ouro ou prata.
Características:
O estanho liga-se facilmente com quase todos os metais. No que se refere às características físicas, o estanho é um metal dúctil, altamente fluido em estado líquido, branco prateado, maleável, de baixo ponto de fusão e altamente cristalino.
O baixo ponto de fusão facilita seu uso como revestimento para proteger metais contra oxidação. É relativamente inerte frente à soluções neutras. A cor branco-prateada se mantém mesmo