Estanho e os Minérios no Brasil
R: É extraído da cassiterita
2- Localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo.
R: encontram-se em MG na cidade de São João Del Rei, em São Paulo em Mogi das Cruzes, Rio Grande do Norte nas cidades de Carnaúba do Dantas, Acari e Parelhas, Paraíba em Juazeiro, Picuí e Soledade, Rio Grande do Sul na cidade de Encruzilhada do Sul, Goiás em Ipameri e Piracanjuba, Amapá no vale do rio Amapari e Rondônia.
3- Quais são as transformações químicas envolvidas no processo de obtenção do estanho ?
R: Quando aquecido na presença do ar acima de 1500 °C retorna à condição de óxido estânico. O estanho é atacado pelos ácidos sulfúrico, nítrico e clorídrico concentrados, e com bases produz estanatos. O estanho facilmente pode ser lustrado e é usado como revestimento de outros metais para impedir a corrosão ou a outra ação química. Este metal combina-se diretamente com cloro e oxigênio, e desloca o hidrogênio dos ácidos. O estanho é maleável em baixas temperaturas porém é frágil quando aquecido.
4- Quais são as aplicações do Estanho na indústria e no cotidiano ?
R: Em revestimentos de chapas de aço (folha-de-flandres) para a indústria de latas e conservas alimentícias, que se faz através de imersão à quente (banho de estanho), ou por processo de deposição eletrolítica de sais de estanho (Estanato de Sódio e outros).
5- Dados mundiais e nacionais da extração de minérios e da produção do metal.
R: Brasil o maior produtor mundial, Maior Estado produtor Amazonas.
6- Quais são os impactos socioambientais na extração do minério e na produção e no descarte do metal Estanho ?
R: A mineração de qualquer bem mineral causa impactos ambientais, dessa maneira o estanho também não é diferente. As lavras a céu aberto, que são as mais comuns para a extração de estanho e causam grandes impactos ambientais, principalmente de escalas e proporções regionais. Um dos maiores impactos tem relação com o sistema