Os metais Chumbo e Estanho
RESUMO
Este trabalho apresenta características, propriedade, informações a respeito da produção e consumo, e algumas outras curiosidades dos minérios de chumbo e de estanho. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre estes dois metais visando entender melhor sobre os mesmos, assim como seu processo de obtenção. Também buscou-se abranger o campo de seus mercados de compra e venda, ou até mesmo sua exportação, importação e reciclagem.
Palavras-chave: Chumbo, estanho, metais.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE GRÁFICO
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
O objetivo deste trabalho é detalhar o consumo e a utilização do chumbo e estanho no Brasil e analisar sua reserva, toxicologia, reciclagem e outros fatores imprescindíveis obtenção e produção desses metais não ferrosos.
Este trabalho possui o intuito de informar ao leitor a produção e o mercado desses minérios, desde a reserva onde obtemos os mesmo até a sua reciclagem. Fatores como mercado e oferta mundial, importação e exportação devem ser considerados, para compreender a importância dos mesmo como matéria prima no nosso país.
1. CHUMBO
O chumbo é um metal encontrado em pequenas quantias. Este elemento pertencente a família IVA da tabela periódica, é comumente associado a minérios, principalmente aos que contêm zinco. A fonte primária do chumbo é o sulfeto de chumbo (galena) e também a principal fonte comercial.
É um metal cinzento, azulado brilhante, não elástico, mole, riscável com unha, deixa traço cinzento no papel, dúctil, maleável, trabalhável a frio, razoável condutor de calor e eletricidade, possui condutividade térmica de 0,83 cal/cm3/cm/°C/S a 0°C e 0,81 cal/cm3/cm/°C/S a 100°C, coeficiente de expansão térmica linear de 29,10‐5 a 1°C e aumento em volume (de 20°C ao ponto de fusão) de 6,1 %. Peso específico de 11,37, baixo ponto de fusão (327