AtividADE EM SALA 29OUT2014

2013 palavras 9 páginas
AtividADE EM SALA 29OUT2014
1. Uma proposição mercantilista para tornar mais rica uma nação,porém
(D) reservar as matérias-primas agrícolas para uso nacional.
2. No século XVIII, a filosofia social utilitarista propôs que as políticas públicas e a legislação deveriam obedecer ao princípio da maximização
(A) da igualdade econômica.
3. A expressão “Revolução Industrial” originou-se do título de livro homônimo, de autoria do historiador inglês T. S. Ashton, e serve para designar um conjunto de mudanças – sobretudo econômicas – operadas na Europa ocidental a partir de meados do séc.XVIII. A Revolução Industrial inglesa, inaugurando a era industrial,ocorreu em meio a um dos fenômenos abaixo. Qual?
(A) Maior número de empregados no setor manufatureiro do que na agricultura.
4. A emergência da Ciência Econômica como área de saber específica se deu no contexto maior do Iluminismo, uma revolução intelectual da qual a teoria econômica é herdeira. Os fundamentos do Iluminismo que influenciaram diretamente o nascimento da Ciência Econômica foram (D) a revolução francesa, a racionalização da cultura e o questionamento da idéia de progresso.
5. Vários autores, entre eles Hobsbawm, assinalam a importância do Estado para o desenvolvimento do capitalismo industrial na Inglaterra. Que fatos vinculados à ação do Estado estão na origem imediata da Revolução Industrial Inglesa, ocorrida a partir da segunda metade do século XVIII? (B) A Reforma Protestante.
6. Ao longo da história do pensamento econômico, podem-se distinguir duas linhas que norteiam as análises da questão de formação de preços: uma privilegia os preços de mercado; outra, os preços de produção. Discorra resumidamente sobre essas duas abordagens, destacando as principais diferenças entre elas.
Os preços tem origem no valor. Assim, pode-se lembrar que para os mercantilistas o valor está relacionado diretamente ao ganho proveniente com as trocas, que geram

Relacionados