estagioo
Pedras. Não se trata de uma reforma, mas esta obra se manteve fechada por um tempo, devido a falta de verba do administrador, fato que podemos notar pela deterioração de alguns elementos de fachada. Recentemente ela foi retomada e está em um ritmo muito bom.
Em nossa primeira visita, conversamos como o mestre de obras que nos informou que o término está previsto para dezembro. Para isso contam com uma equipe grande.
O projeto se trata de um conjunto de residências geminadas de padrão médio. Todas possuem garagem para dois carros, e casas em duas versões, três e quatro dormitórios com sótão habitável.
01- Informações Gerais
Colhemos algumas fotos que ilustram o andamento da obra, bem como o tipo de estrutura, técnicas, materiais que estão utilizanao.
Como comentei anteriormente existem alguns indícios que a obra ficou parada por algum tempo. Podemos notar que já existia um reboco com pintura na fachada virada para a rua, estrutura do telhado e sacada também ajuda a provar isso.
Nesta primeira etapa fizemos um apanhado geral de tópicos para no fim do semestre termos uma linha do tempo mostrando a evolução da obra
02 – Materiais e técnicas
Então temos bloco cerâmico maciço, bloco cerâmico seis furos e um bloco de gesso.
Esses materiais foram usados nessa ordem:
- bloco cerâmico maciço para vedações externas e divisórias entre residências.
- bloco cerâmico seis furos para divisões internas.
- bloco de gesso para uma parede de divisa que fica no alinhamento do terreno.
Além desses materiais temos também outros materiais de acabamento que são madeira, telhas cerâmicas esmaltadas e uma placa de gesso que faz o isolamento térmico no sótão.
Em nossa primeira visita nos deparamos com a execução do chapisco das paredes e instalação dos conduítes elétricos
–
O chapisco foi feito com uma dosagem aproximada de 1:2 de cimento : areia e aplicado com uma pá de areia, feita em um cercado de