Projeto idosos 1 Copia
Na contemporaneidade, muito se discute sobre as formas de equiparação de direitos entre os cidadãos. Nessa conjuntura, surgem, também, as necessidades de pagamento de muitas dívidas sociais, essas provocadas por questões históricas que foram responsáveis pela subalternização de vários sujeitos sociais. Isso acabou contribuindo para a configuração da população periférica, para quem se cria programas que minimizem suas situações de agravo ou risco.
Nessa perspectiva, a Prefeitura Municipal de Sobral, junto com a Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente implementou um programa de estruturação habitacional, onde, numa das etapas, o projeto pretende demolir 68 casas de taipa, para em seus lugares construir casas de alvenaria. Assim, percebe-se que, dentre os beneficiados há um grande índice de idosos e jovens e que, pelos afazeres diários ou pela diferença de idade, ambas as faixas etárias acabam que se distanciando.
Então, o presente projeto visa a produção de um vídeo onde jovens e idosos sejam os protagonistas. Assim, pelas memórias do tempo de vivências nas casas de taipa, ambos terão formas de interagirem-se. Com participação de toda a comunidade, esses sujeitos sociais, contemplados pelos programas de equiparação de direitos, mostrarão que mesmo em situação de desprivilegio, sempre existirão formas de comtemplar as coisas boas da vida.
Sabemos que cada casa, constituída como o lar de cada família, tem espaços de representação emocional bem fortes. Ali a família cria laços com a estrutura que a abriga. Nesse entremeio, vão se criando histórias que não se perdem com o passar do tempo e, os indivíduos de maior idade acabam sendo armazenadores das histórias do bairro.
Para que essas narrativas não se percam, é extremamente necessário que as gerações mais novas conheçam e cuidem das memórias de sua gente. O vídeo, além de fazer essas histórias circularem, poderá promover o conhecimento, por outras pessoas das riquezas que a simplicidade pode