AVA Ética e Relação Humanos no Trabalho Aula 5, 6, 7, 8
AULA TEMA 5
1) “Podemos encontrar variadas definições para o conceito de organização. Depois de pesquisar o que dizem alguns autores como Peter Drucker, Anthony Giddens, Herbert Simon, Robert Srour, Amitai Etzioni, dentre outros, Reinaldo Dias chegou a sete características gerais das organizações.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 2)
Em continuidade ao texto apresentado, correlacione cada uma das sete características, mencionadas no Caderno de Atividades da Aula 5, às palavras-chave apresentadas, conforme tabela que segue:
Resposta correta: I=e; II=g; III=f; IV=b; V=a; VI=c; VII=d
2) As organizações devem ser vistas como agentes sociais, uma vez que influenciam e determinam a vida de outros agentes (coletivos e individuais). Podemos considerar as seguintes intervenções sociais das organizações:
I. Criação do mercado de trabalho.
II. Contribuição para a estratificação social.
III. Movimentação da economia.
É correto o que se afirma em:
Resposta correta: I, II e III.
3) “Em artigo da Harvard Business Scholl Press (apud KLUYVER, 2012, p. 9), o autor Marco Iansiti comparou esse contexto organizacional – em que empresas recorrem a redes de parcerias para obter sucesso sustentável – a um ecossistema biológico. Daí, surgiu a expressão ecossistema de negócios em que as empresas alcançam êxito ou fracasso como um todo, uma vez que as partes desse todo estão interligadas.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 6)
Em paralelo ao assunto abordado no texto, podemos concordar com as seguintes ideias:
I. As corporações podem ser consideradas um todo orgânico, cujas partes internas (como sua área financeira, a de produção, a do marketing, a do RH e outras) são interatuantes e interdependentes.
II. As corporações são sistemas fechados, cujas partes