estagio dea
Vivência de estágio em psicologia jurídica na delegacia especializada do adolescente - DEA.
O estagio em psicologia Jurídica realizado na delegacia do adolescente – DEA -, localizada na avenida Dante Martins de Oliveira, s/nº. (anexo ao Complexo Pomeri) Planalto – Cuiabá / MT, ocorreu no primeiro e segundo semestre de 2014. O primeiro semestre sob orientação da professora Caroline Weiss e o segundo sob a orientação da professora Wilma Novaes e do Delegado de policia Dr. Paulo Alberto Araújo, delegado titular da DEA.
A Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente – DEA – é composta por um quadro de funcionários de 18 investigadores, 2 delegados, 3 escrivãs, 3 professores, 1 psicólogo e um auxiliar de serviços gerais, responsáveis em manter o funcionamento da delegacia. A mesma é composta pela sala dos delegados, três cartórios, uma sala de atendimento de boletim de ocorrência, sala dos professores que é usada também pela psicóloga, copa, dois banheiros, sala de arquivo, recepção e duas celas onde os menores ficam detidos, sendo o horário de funcionamento das 13:00 às 19:00 horas.
Quanto aos funcionários da DEA, percebe-se uma institucionalização destes. O discurso que se tem é sobre a falta de “solução”, estando esses adolescentes corrompidos pelo meio e dessa forma sendo impossível qualquer mudança. Essa postura dos funcionários dificultou de certa forma, o nosso trabalho, pois para eles o nosso papel enquanto estagiarias de psicologia não era importante, sendo desnecessário que esses adolescentes fossem ouvidos, afinal de contas “eles não tem jeito mesmo”. Com essa postura, muitas vezes encontramos dificuldade em atender os adolescentes, pois para que pudéssemos ouvi-los era necessário que tirassem eles das “celas” e os levassem ate a sala de atendimento, o que nem sempre acontecia.
O estagio deu-se de forma que foram realizados atendimentos dos menores