Utilizada na detonação de argilas e folhelhos.
Malina e Bouchar (1991) definem o crescimento como uma atividade biológica dominante durante as primeiras décadas da vida humana. Um aumento no tamanho do corpo com um todo ou por partes específicas é denominado crescimento, e isto inclui mudanças em tamanho, composição corporal, física e sistemas específicos do corpo (MALINA, 1994).
Maturação implica em componente de tempo que marca o ritmo do progresso em direção ao estado maduro, ao qual varia com o sistema biológico considerado e o crescimento se refere ás mudanças mensuráveis em tamanhos, físicos e composições corporais.O ritmo de maturação varia entre os sistemas do corpo.
1.2 Implicações da Pratica Desportiva Precoce e Desenvolvimentos Infantil
Muitas crianças, a maioria na faixa de 06 a 12 anos, procuram ou são levadas a clubes, onde são submetidas a treinamento a um treinamento cujo objetivo será a competição. Ao iniciarem a prática esportiva, elas são exigidas, mediante trabalho especializado, para atingir rendimento e conseqüentemente os resultados desejados.
Os treinamentos intensos e a sobrecarga de trabalho a que as crianças são submetidas, na preparação e principalmente nas competições, merecem nossa reflexão e nosso alerta. Deacon (1978) assim define a sobrecarga: “um estado físico e mental do qual o individuo pode ou não estar consciente, que se produz por um peso excessivo de uma parte do corpo, ou em sua totalidade, alem de suas reservas particulares.”
A aplicação de sobrecarga nas crianças em idade de crescimento é conta indicada por motivos básicos, pois crescimento encontra-se em uma fase evolutiva e o risco do aparecimento da fadiga e lesões subsiste nas zonas de crescimento que, situada nos ossos longos entre a parte tubular e as apófises articulares, e a base de importantes saliências ósseas, servem de ponto de inserção para os tendões e formam igualmente a placa de cobertura das vértebras. A