Explosivos
1 Deselvovimento 4 1.1 Historia do explosivo e sua definição 4 1.2 Classificação dos explosivos 7 1.3 Propriedades dos explosivos 7 1.4 Tipos de explosivos 8
Bibliografia 10
1 Desenvolvimento
1.1Historia do explosivo e sua definição
Explosivos são substâncias ou misturas, em qualquer estado físico, que quando submetidos a uma causa térmica ou mecânica que sofrer transformações químicas violentas e rápidas, transformando–se em gases, que resultam na liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo, que utiliza esta energia para arrancar o maciço rochoso que está adiante dele, no sentido da face livre ou de menor resistência. Por causa dessa alta temperatura de detonação, o volume atingido pelo explosivo pode chegar aproximadamente 18.000 vezes o seu volume inicial. Processo inicia quando chegar a frente livre da bancada, a onda de choque tende a arremessar o material da superfície por um efeito semelhante ao que acontece com uma série de bolas de bilhar: ao golpear a primeira das bolas, o choque é transmitido sem que se movam do lugar, sendo somente a última da outra extremidade projetada para frente, como mostra a figura 1 abaixo.
A formação química do explosivos é baseada no composto nitrogênio por exemplo, a nitroglicerina é um explosivo cuja decomposição pode ser descrita da seguinte forma:
H2C ─ O ─ NO2 │
4 H2C ─ O ─ NO2 → 10 H2O + 6 N2 + O2 + 12 CO2 │ H2C ─ O ─ NO2 nitroglicerina
Verifica-se nesta reação 4 mol de nitroglicerina que liberam rapidamente cerca de 29 mol de gases quentes. O volume ocupado por esses gases, sob pressão atmosférica de 1,0 atm, é maior que 800 L.Assim como a nitroglicerina, grande parte dos explosivos atuais contém em sua composição o elemento nitrogênio.
O primeiro explosivo foi inventado no século IX pelos chineses, que