Estagio de observação
AUTOR: JOSÉ WAGNER RABELLO SANTOS
PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS HUBNER
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS
TURMA BID 0179 – ESTÁGIO
20/04/2013
RESUMO
A escola, e a sala de aula em particular, é um local privilegiado para a formação de uma consciência ambiental. O professor, ator principal do processo educativo, desempenha um efeito multiplicador importante sobre a comunidade familiar de cada um dos alunos. Assim, a Educação Ambiental nas escolas, constitui uma ferramenta indispensável para a construção de novos saberes e atitudes, orientados para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com as questões ambientais, enquanto fator essencial à qualidade de vida presente e futura. A Educação Ambiental oferece à escola uma oportunidade de renovação, uma vez que lhe confere a integração das várias disciplinas num projeto educativo comum, em que a variável ambiental promove o papel de tema integrador ou motivo de encontro. Esta forma de educação, a Educação Ambiental, formará os alunos para a tomada de consciência de que o futuro da humanidade e a qualidade de vida das gerações futuras dependem em parte das escolhas que fizerem na sua própria vida.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Consciência Ambiental, Projeto Educativo, Escolas.
INTRODUÇÃO
O mundo está chegando num ponto cada vez mais critico o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, frisando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, saúde, etc.
E se for exercida a educação ambiental frisando sustentabilidade Ambiental, proporcionando qualidade de vida, atendendo as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.
Para