Corrupção
“ A corrupção ou inclinação para ser corrupto ou corruptor, é um dos ingredientes da natureza humana, acionado pelo egoísmo que por sua vez, aciona a ambição, ambos são muito dinâmicos. Logo, a corrupção e seus terríveis efeitos também o são.” ( CORRUPÇÃO - FATOR DE PROGRESSO 5º EDIÇÃO – Antenor Batista)
Em 1976 uma marca de cigarros “Vila Rica”, apresenta o jogador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista, "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!". Foi a partir deste comercial que surgiu a famosa "Lei de Gérson", ou seja, um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. (COLOCAR VÍDEO)
A corrupção não é especificamente brasileira, ela sempre existiu em todos os sistemas de governo, ditaduras militares, democracia, no nazismo, teocracia. Trata-se de um fato social que deve ser combatido, não só pelo Estado como também pelo homem que o integra. O critico e escritor Arnaldo Jabor descreve a corrupção como “uma forma de Governo que se instalou no Brasil”, fazendo alusão aos nossos colonizadores.
No código penal a corrupção é definida em ativa e passiva, no artigo 317 diz que corrupção passiva é o ato de solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou