Assuntos diversos
Conhecido pelo homem pré-histórico sob as formas de carvão vegetal e negro-de-fumo (material empregado em pinturas de cavernas), o carbono se apresenta também em dois estados elementares cristalinos: como diamante, sua forma mais preciosa, e como grafite, empregada desde a antiguidade na fabricação de lápis. A maior importância do carbono, no entanto, vem do fato de toda matéria viva ser formada de combinações desse elemento.
Carbono é um elemento não-metálico, pertencente ao grupo 14 (IVa) do sistema periódico, cujo símbolo químico é C e o número atômico, 6. Caracteriza-se por apresentar diferentes estados alotrópicos e participar de todas as substâncias orgânicas.
Ciclo
O carbono é o elemento da tabela periódica mais importante para a estrutura dos seres vivos. A importância do Carbono é indiscutível. Esse é onipresente na natureza e seus compostos são constituintes essenciais de toda matéria viva e fundamental na respiração, fotossíntese e regulação do clima. Existe uma grande variedade de compostos de Carbono envolvidos no seu clico Global, dos quais será abordado os principais presentes na atmosfera: Dióxido de Carbono, Metano, hidrocarbonetos Não-Metânicos, e Monóxido de Carbono.
Parte do ciclo do C é inorgânica, e, os compostos não dependem das atividades biológicas. O CO2 é solúvel em água, sendo trocado entre a atmosfera e a hidrosfera por processo de difusão. Na ausência de outras fontes, a difusão de CO2 continua em um outro sentido até o estabelecimento de um equilíbrio entre a quantidade de CO2 na atmosfera acima da água e a quantidade de CO2 na água. Co2 entra nos ciclos biológicos por meio da fotossíntese, e, a síntese de compostos orgânicos constituídos de C, H, O, a partir de CO2 e água, e energia proveniente da luz.
O Ciclo do Carbono são as diversas transformações que o carbono sofre ao longo do tempo. É um motor químico que fornece energia e massa a maior parte dos seres vivos, além de estar intimamente relacionado com a regulação