Estagio 2 Artigo
Katyuce K. N. de Oliveira
Lohaynne C. da Silva Mendes
Ms. Paula Virginia Oliveira Elias
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2014.
Comportamento Verbal
Comportamento verbal é um tipo de comportamento operante . Pertence à categoria comportamento mais ampla que poderia ser chamada de "comunicação", se comunicação não sugerisse uma teoria mentalista alheia ao ponto de vista behaviorista. (Baum, 1999)
Skinner (1957) definiu comportamento verbal como comportamento operante que exige a presença de outra pessoa para ser reforçado. Essa outra pessoa, que reforça o comportamento do falante é o ouvinte. O comportamento operante de abrir a geladeira ou dirigir um carro não pode ser chamado de comportamento verbal pois não é necessaria a presença de um ouvinte para reforça - ló.
Para a criança que está aprendendo a falar, como para o adulto que fala fluentemente, o ouvinte desempenha papel crucial. Sem os ouvintes, ou sem a comunidade verbal, o comportamental verbal não poderia ser adquirido. Nossas ações como ouvintes provêem reforço para as verbalizações dos falantes à nossa volta. Frequentemente isso ocorre forma inconsciente; seria uma raridade o ouvinte que relatasse " Estou reforçando o comportamento verbal desse falante". (Baum, 1999)
O comportamento verbal constitui uma resposta que ocorre sob efeito de múltiplas causas, como comportamento operante o comportamento verbal pode ser explicado a partir da análise de uma contingência de 03 termos. As diferentes características das relações entre os TRÊS termos é que caracterizam os diferentes operantes verbais. (Reese, 1978)
Como principais operantes verbais tem-se:
Mando - são respostas verbais, vocais ou motoras, controladas por eventos encobertos, ligados a estados motivacionais ou afetivos e mantidas por consequências que reduzam a privação geradora dos quadros motivacionais antecedentes. As consequências, é claro, são