estagiaria
Ao longo de sua vida o individuo sofre varias alterações em relação ao seu desenvolvimento motor, portanto para melhor entendermos esse processo é observar como esse desenvolvimento das habilidades acontece ao longo de cada fase da vida do individuo. Por isso temos uma variedade de opções a serem exploradas que iram ajudar no desenvolvimento dessas habilidades de movimentos, porém para que isso ocorra temos vários fatores que influenciam e são influenciados nesse processo, como o comportamento das crianças, fatores cognitivos, afetivos e motores.
Por tanto o movimento a ser observado, pode ser caracterizado como não locomotor (ou estabilizador), locomotor ou manipulativo, ou combinações entre os três. O movimento estabilizante pode ser baseado em um movimento não locomotor e não manipulativo, e sim um movimento que requer certo grau de equilíbrio, pois ele é caracterizado em movimentos de balanceios, giros, empurrar e puxar. Alguns termos usados como axiais,posturais inversas e giros são considerados como movimentos estabilizantes.
Movimento locomotor basicamente refere-se à mudança de direção, localização do corpo relativa a um ponto fixo, correr, saltar, saltitar, caminhar e saltar em uma perna. O manipulativo é a manipulação dos movimentos, como o arremessar, receber, chutar e bater (ou rebater) um objeto são movimentos amplos de manipulação. Temos alguns exemplos de movimentos de estabilidade, locomotores e/ou manipulativas, como, pular corda envolve (locomoção/pular), manipulação (girar a corda) e estabilidade (manutenção do equilíbrio), vemos que nem sempre um movimento esta separado do outro e sim muitas dessas vezes em conjunto.
E ao longo do ciclo da vida terá fases de movimentos, que são:
Reflexivos
Rudimentares
Fundamentais
Especializados
Movimentos Reflexivos
Esses movimentos reflexivos servem como base para as outras fases de desenvolvimento motor. São movimentos involuntários, que a criança reage ao