estagiaria
Pontes são estruturas que possuem a função de promover um caminho alternativo sobre algum tipo de obstáculo: rios, vales, estradas ou trilhos de trem. Classificam-se as pontes entre: ponte em viga, ponte suspensa ou ponte em arco.
Para obter uma melhor distribuição de carga normalmente utilizam-se treliças em pontes em viga. Treliças se tratam de sistemas triangulados de barras, as quais são consideradas como elementos indeformáveis unidos por articulações. O que implica que as barras estão submetidas exclusivamente a esforços normais de tração ou compressão. Treliças possuem uma ampla aplicação em estruturas, tanto em pontes como em pavilhões, guindastes, torres de linhas de transmissão e torres para antenas de telecomunicações.
Esse trabalho trata-se de um projeto de construção e teste de uma ponte treliça de macarrão espaguete, da marca Barilla número 7, conforme orientações. A ponte será testada com a carga máxima que aguentar, aplicadas ao centro do vão.
2. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivos a criação de uma ponte de macarrão, desenvolvendo habilidades e utilizando os conceitos de cálculo de tensões e compressões em barras de treliças, para compreender melhor os conceitos e teorias que aprendemos em sala.
3. PASSO A PASSO
−
Materiais utilizados
Macarrão Barilla número 7
Cola Super Bonder
Cola quente
Estilete
−
Construção
1º – separamos a quantidade de macarrão (cerca de 500g);
2º – montamos as vigas de sustentação da ponte;
3º – montamos as treliças que serão coladas a base;
4º – começamos a etapa da montagem da ponte, onde juntamos as vigas de sustentação, e montamos 8 treliças.
−
Projeto da ponte
extensão da ponte: 1,04 m altura máxima da ponte: 0,14 m largura da ponte: 0,13 m massa da ponte: 0,8 kg
4. CONCLUSÃO
Após a análise dos esforços é possível notar que com o uso de uma geometria adequada é possível construir uma ponte capaz de suportar uma