Estado
Cátia Sofia Santos Marques
12ºGestão
Nº5
Introdução
Vou fazer este trabalho no âmbito da disciplina de Contabilidade e Fiscalidade a pedido da professora Maria João Rodrigues.
Vou abordar o tema Contabilidade Analítica e/ou Contabilidade de Gestão.
Vou dizer o que cada uma é. O que em conta e características fundamentais da Contabilidade Analítica.
Para que serve a Contabilidade?
A contabilidade é o processo de classificação, registo e organização dos factos com impacto patrimonial numa organização. Além destas funções, a contabilidade tem vindo a assumir um papel pró-ativo na análise da performance e na recomendação de ações com vista à sua melhoria. Nos dias de hoje, a contabilidade é considerada a linguagem dos negócios porque é a forma normalizada de tratar e apresentar a informação financeira das empresas. Permite por isso a comparabilidade do património e do desempenho entre empresas. Podemos dividir a contabilidade em duas vertentes. A vertente financeira, que trata a empresa como um todo proporcionando informação relevante para os proprietários e entidades externas como credores, fornecedores, clientes e o Estado e a vertente de gestão, que apresenta a informação financeira de forma passível de ser analisada por gestores para a tomada de decisão. A contabilidade financeira e a contabilidade de gestão usam assim metodologias diferentes. A contabilidade financeira é uma obrigação legal para as sociedades. Justifica-se esta obrigação pela necessidade de tributar o lucro das empresas de forma objectiva e imparcial. Além disso, a contabilidade funciona como uma garantia para os credores e investidores, assegurando o correto tratamento dos factos patrimoniais das empresas.
Noção de Contabilidade e/ou Contabilidade de Gestão
A contabilidade analítica é um ramo da contabilidade que analisa os quadros e mapas empresariais, como balanços, demonstrações de contas e fluxos