Estado e Sociedade
Unidade II:
Modulo 4: Estado e Sociedade
Qual o tema abordado na Unidade:
Com os conflitos de interesses na sociedade, tornou-se necessário disciplinar e organizar as atividades humanas como forma de assegurar a ordem e a paz, surgindo a partir daí então as normas ou regras a que se denomina “direito”, direito esse que foi e continua sendo um instrumento para a transformação social. No entanto o direito às vezes é lento ao detectar mudanças sociais, pois a “realidade social não é um estado constante, mas um processo dinâmico”, e para que seja eficaz, assim também dever ser o direito, acompanhando a sociedade e sua evolução de modo a garantir a todos a tão sonhada igualdade.
Quais os principais conceitos abordados na unidade:
Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e sua atuação enquanto gestor ou interlocutor:
O direito sempre é visto como meio, fim ou instrumento para denominação ou libertação de classes e pessoas, seja para buscar e concretizar valores, como o da justiça ou apenas refletir e formalizar uma realidade imutável.
Em um país, estado ou município que não garante as mínimas condições de dignidade aos seus cidadãos, tais como: moradia, educação, alimentação, lazer, condições essas que são direitos de todos, deve-se alterar as relações sociais, usando o direito para mudar e revolucionar as estruturas sociais que não estão sendo mantidas como deveriam. Infelizmente, para tais mudanças não podemos contar com os governantes, e sim com alguém da comunidade que tome frente ao problema e lidere até chegar ao lugar certo para as soluções cabíveis, fazendo valer assim os direitos.
Expresse alguma idéia acorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade:
Vivemos em um país que se caracteriza por uma sociedade autoritária e hierarquizada em que os direitos do cidadão simplesmente não existem para grande parte da população, população esta de classe social baixa,