SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Aline Mesquita
Kevin Thomazini
Pedro Henrique
Ulisses da Silva
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Sistemas de Informação
Prof. Me. José Walmir G. Duque
São José dos Campos, 2013
Sumário
1. Introdução
Com o crescimento da informatização, uma quantidade enorme de dados é gerada por uma companhia. Enquanto dados não permitem significados mais amplos (são detalhes), através do processamento, tratamento e combinação de dados a informação é obtida com significado mais amplo e definido. As informações das organizações não são somente utilizadas para fins de controle, mas se bem aplicadas se transformação em um grande diferencial competitivo no mercado de hoje. E para auxiliar nessas atividades, cada vez mais, as empresas estão utilizando de Sistemas de Informação. Um Sistema de Informação (SI) é um inter-relacionamento de componentes planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões dos usuários. Os componentes podem ser de hardware, software, recursos de dados, pessoas e redes de comunicações. O conceito de SI está relacionado com a tecnologia da informação. Ele envolve a presença do computador ou rede de microcomputadores, alem de programas específicos para processar dados e informações.
Para um Sistema de Informações de Recursos Humanos é necessário analisar e avaliar a organização e suas respectivas necessidades de informação. Um sistema de informação deve identificar e envolver toda a rede de fluxos de informação para ser projetado para cada grupo de decisões. A ênfase deve ser colocada na necessidade de informações e não no uso da informação, como convencionalmente se faz.
O RH começou a se tornar uma área importante da empresa a partir do começo do século 20, através de um movimento onde pesquisadores passaram a indagar sobre os efeitos de um bom ambiente de