Estado e poder
Índice
Introdução 1
Desenvolvimento
Estado e poder - legitimidade da autoridade exercida pelo Estado 2
Alterações/Evolução do conceito de “Estado” 2/3
As funções do Estado 3
O Poder 4
Charles Montesquieu (Biografia e Perspectiva) 5/6
Aristóteles (Biografia e Perspectiva) 6/7
John Locke (Biografia e Perspectiva) 7/8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pela docente Sílvia Pouseiro no âmbito da disciplina de Filosofia, tendo como tema ‘O Estado e o Poder - a legitimidade da autoridade exercida por um Estado’. Com a abordagem deste trabalho, realçamos a perspetiva de três filósofos, sendo eles Aristóteles, Locke e Montesquieu.
O trabalho foi realizado por cinco alunos da turma 10º3I. Ao longo do mesmo serão abordados vários subtemas como a noção de Estado ao longo dos séculos e consequentemente a sua evolução até aos dias de hoje, a sua função como Estado de Direito. Ao abordarmos a visão dos três filósofos elaboraremos também uma breve biografia dos mesmos.
Esperemos que quem leia este trabalho, consiga compreender de forma explícita as várias visões em relação ao Estado e ao Poder, tal como, esperamos que este trabalho vá de encontro ao proposto pela docente.
Página 1
Estado e poder - ligitimidade da autoridade exercida pelo Estado
Os elementos do Estado são: um povo, um território geográfico e uma soberania = um governo ou autoridade.
O Estado é somente um dos muitos elementos de organização política.
A legitimidade da sua autoridade que é exercida sobre o seu povo, não deve ser absoluto. Quando o é, interfere na vida pública dos seus cidadãos e na esfera da sua vida privada e familiar.
O governo é o poder que um Estado possui na sua expressão executiva, legislativa e judicial que e exerce sobre os governados.
A função do Estado é assegurar