estado moderno e suas caracteristicas
1.INTRODUÇAO..........................................................................................................1
1.NTRODUÇÃO 3 2.DESENVOLVIMENTO 4 4.REFERÊNCIAS 17
1.NTRODUÇÃO
De acordo com o que foi estudado durante o quarto semestre , e segundo o texto de apoio ( teoria do Estado moderno: Leituras Econômicas e culturais), irei retratar o que compreendi sobre o Estado Moderno. Neste trabalho iremos falar da origem e do conceito do Estado Moderno onde iremos descrever a sua evolução em diferentes estados e fases.
Durante a sua evolução ocorreram várias crises políticas e sociais , passando do Feudalismo ao Capitalismo, do Absolutismo ao Estado Liberal e deste ao Estado Liberal Democrático.
Colocarei também algumas concepções ideológicas de alguns clássicos teóricos.
2.DESENVOLVIMENTO
O Estado Moderno não surgiu de uma hora para outra, ele foi resultado de um processo lento e gradual que durou mais de três séculos. Ele nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como França, Inglaterra , Espanha e só mais tarde a Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos , foi Nicolau Maquiavel , que no inicio de 1.500 falou que esses Estados fundaram-se na “Força”
2.1Segundo Maquiavel o estado:
Segundo Maquiavel no Livro “O Príncipe” , ele aconselha o soberano florentino a que fique acima das considerações morais, mantendo a autonomia política. Para ele , “ os fins justificam os meios”,e a razão de Estado deve sobrepor –se a tudo, ou seja, o soberano tudo pode fazer quando busca o bem estar do País. Quando esta em jogo o interesse do Estado - sentencia Maquiavel- “até a força é justa quando é necessária”. Maquiavel preocupado com a formação do Estado forte defende que a