Estado Liberal e o Liberalismo
Por: George Lucas Goulart
1. O que é Liberalismo?
O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão, do direito de propriedade privada, da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
1.1. Características liberais
> Limitação do Poder Estatal.
> Liberdades Individuais nos campos econômico, político, religioso e intelectual.
> Livre Iniciativa.
> Propriedade Privada.
> Igualdade perante a lei.
> Princípio da legalidade.
2. A História do Estado Liberal (Liberalismo)
> O Estado Liberal prega pelo estado mínimo e tem em sua filosofia o apoio às ideias como eleições democráticas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião, livre comércio e propriedade privada.
> Pode-se dizer que o Estado Liberal é uma resposta da burguesia contra o Estado Absolutista, que se caracterizava geralmente por uma relação autoritária entre a classe governante e o “povo”, dando assim o total domínio da classe dominante sobre o resto da população, que basicamente não tinha nenhuma representação política e era privada assim dos direitos pregados pelo Estado Liberal.
> Embora os pensamentos liberais tenham suas primeiras aparições na idade média, foi apenas a partir do século XVII (Durante o período iluminista, que deu espaço para uma série de revoluções políticas e científicas), que tomaram força entre os pensadores da época, e tiverem nas obras dos filósofos Adam Smith e John Locke sua sistematização, sua real condensação de forma escrita.
> Os ideais liberalistas foram os pensamentos que levaram á Revolução Americana e também a Revolução Francesa.
> A Revolução Americana (1775 – 1783): foi um movimento de emancipação das colônias inglesas na América do Norte, e teve início com manifestações de descontentamento contra a situação injusta a qual os