Empreendedorismo Social
Disciplina: Empreendedorisma e Inovação
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL
São Leopoldo, 16 de Maio de 2014
O empreendedorismo social trata-se de um tema pouco abordado, mas que traz uma grata esperança para uma mudança social dentro de uma comunidade, visando levar a quebra de paradigmas e consequentemente a uma transformação socioeconômica, elevando o patamar da sociedade atual ao lado mais humanístico ao invés de uma sociedade puramente capitalista. Dentro desta nova tendência empreendedora, observa-se uma grande demanda nos países emergentes, onde existe uma grande demanda de soluções para os problemas sociais, já que a classe mais pobre não tem recursos suficientes para suprir suas necessidades, buscando como ideal fazer do mundo um lugar melhor.
O empreendedorismo empresarial tem por finalidade de acumular riquezas através do fornecimento de bens e serviços que atendam as lacunas dentro do mercado, visando à satisfação dos seus clientes e a lucratividade através dos seus negócios. O empreendedorismo social por sua vez busca a produção de serviço e bens para atender uma determinada necessidade. Tem por objetivo resgatar pessoas marginalizadas ou em situação de risco e torna-las elegíveis novamente para a sociedade, fazendo desta inclusão social um dos pilares para a sua continuidade e sustentabilidade, ou seja, ela busca ter sua expansão dos negócios atendendo mais pessoas e melhorando a qualidade de vida delas, mantendo o foco na inovação contínua, sempre buscando o equilíbrio entre a visão empresarial e a social.
Um exemplo desta visão é o caso estudado da prótese Jaipur Foot, onde um artista plástico chamado Ram Chandra, que se preocupava com o alto custo e desempenho inadequado das próteses que eram importadas do exterior, fazendo com que pessoas com algum tipo de