Estado Islamico
Curso: Direito
Período: 1°
Disciplina: Teoria Geral do Estado
O estado islâmico
Estado Islâmico
O estado islâmico é um tipo de governo que se fundamenta na aplicação da lei religiosa islâmica, ou ''charia''. Desde o início do islão que diversos governos foram fundados como islâmicos, assinala-se o próprio califado fundado pelo profet\a Maomé e os sucessivos governos sob domínio de um califa (ou ''sucessor'' de Maomé''). O estado islâmico moderno tem por base a lei islâmica e é moldado de acordo com o governo de Maomé. No entanto, ao contrário dos antigos califados, que eram monarquias déspotas, um estado islâmico moderno pode incorporar instituições políticas modernas, como a realização de , eleições, parlamentos, poder judicial ou soberania popular.
O EIIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) é formado por extremistas sunitas, recrutados em todo o mundo de língua árabe e até em regiões externas a ele. Suas origens se conectam com Abu Musab al-Zarqawi, terrorista nascido na Jordânia.
Atualmente, diversos países islâmicos têm vindo a incorporar a lei islâmica nos seus sistemas jurídicos, total ou parcialmente. Alguns estados muçulmanos declaram na consituição o Islamismo enquanto religião de estado, embora não apliquem a lei islâmica nos tribunais. Os estados islâmicos que não sejam monarquias são geralmente referidos como repúblicas islâmicas.
Fundação
O Estado islâmico tem origem na Al-Qaeda do Iraque (AQI). O grupo ficou enfraquecido e sem recursos depois de que os Estados Unidos derrubaram o ditador Saddam Hussein e declararam o ditador Saddam Hussein e declararam seu partido ilegal em 2003, marginalizando os sunitas como um todo. Em 2011, a AQI recebeu apoio financeiro