ESTADO ISLAMICO
Estado Islâmico é um grupo extremista islâmico sunita que conquistou territórios na Síria e no Iraque, onde estabeleceu um Califado Islâmico. Califado Islâmico é um tipo de governo criado no século 7, depois da morte do profeta Maomé. Nesse modelo de sistema político, o califa, o chefe da nação é o sucessor do profeta e tem total poder de aplicar a “Sharia” (a lei islâmica).
Como Surgiu o Grupo?
A origem do estado islâmico é a Al-Qaeda no Iraque. Depois que o grupo ficou enfraquecido após os ataques realizados pelos norte-americanos na tentativa de conter os atos violentos radicalistas e terroristas do grupo e derrubar o então seu chefe Saddam Hussein. No ano de 2011, a Al-Qaeda recebeu um apoio financeiro para entrar ao lado dos rebeldes na guerra civil da síria, apoiados pelos grupos do Ocidente. O grupo foi conquistando espaço após a retirada de tropas do Iraque por parte dos Estados Unidos, dando início ao Estado islâmico do Iraque e Levante criado em 2013.
Forma de Governo do Estado Islâmico – O Califado
O Califado é a forma islâmica monárquica de governo que representa a unidade e liderança política do mundo islâmico. A posição de seu chefe de Estado, o califa, baseia-se na noção de um sucessor à autoridade política do profeta islâmico Maomé. De acordo com os sunitas, o califa deve, idealmente, ser um membro da tribo dos quraysh, eleito pelos muçulmanos ou por seus representantes, já para os xiitas, ele deve ser um imã que descenda diretamente da Ahl al-Bayt, a família do profeta Maomé.
Desde o advento do islã até 1924, diversas dinastias alternaram-se sucessivamente no califado, incluindo os omíadas, que foram expulsos de Damasco para Córdoba, no al-Ândalus (Ibéria muçulmana), os abássidas, que governaram a partir de Bagdá, os fatímidas, que governaram a partir de Cairo, no Egito, e, finalmente, os otomanos.
O Califado é a única forma de governo que tem a total aprovação no islamismo tradicional, e é o conceito político central do islamismo