ESTADO DA PALESTINA
O Conselho Nacional da Palestina aprovou a Declaração de Independência em 15 de novembro de 1988, por 253 votos a favor, 46 votos contra e 10 abstenções. A declaração invocou o Tratado de Lausanne (1923) e a resolução 181.SFR da Assembléia Geral das Nações Unidas para fundamentar a proclamação do "Estado da Palestina no nosso território palestiniano com a sua capital em Jerusalém". Foi o esforço diplomático de maior sucesso no sentido da criar um Estado palestiniano, que todavia não tinha, na época, soberania sobre nenhum território - reivindicando aquele definido pelas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias e que permanecia sob ocupação israelense (Jerusalém inclusive).
saiba mais
Palestinos lembram com ceticismo sua declaração de independência
Palestinos votam pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU
Leia mais notícias sobre os Territórios Palestinos
Não há nenhuma cerimônia oficial planejada para esta sexta-feira (29) nos territórios palestinos para comemorar o dia 29 de novembro de 2012, quando a Assembleia Geral da ONU elevou o status da Palestina, permitindo sua adesão a várias organizações internacionais, incluindo jurisdições de competência mundial.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, aproveitou a data e prometeu, na quinta-feira à noite, fazer tudo o que for necessário para estabelecer um Estado palestino, garantindo que não "abrirá mão de nenhuma das reivindicações e não assinará nenhum acordo de