Estado da Nação e Organismos Internacionais
O sistema mundo possui igualmente os seus atores politico típicos:
Desde a revolução francesa tem vindo a desenvolver se um modelo de organização politica que designa por estados – nações esse caracteriza se genericamente, pela existência de um aparelho governamental que administra o território.
O sistema mundo e para além de uma unidade economicamente cada vez mais integrada, um sistema de relações entre nações. Essas relações podem ser de aliança. Cooperação ou conflitos mas ou menos extenso e grave e cobrem diversos domínios, desde o económico ao militar ao controlo da circulação das pessoas a cultura e a investigação cientifica entre outros.
A GLOBALIZACAO DA SOCIEDADE MUNDIAL tem duas facetas, na complexidade das relações entre estados, bem como na multiplicação e diversificação de organismos internacionais cada vez mas importantes, uma parte desses organismos trata de organizar a cooperação entre os diversos países certos domínio de interesse comum.
Tais são os casos de organizações como. Os correios universais e a união internacional de telecomunicação que fixam tarefas para serviços internacionais.
Outras organizações têm uma logica que respeita aos estados, nem sequer ao relacionamento entre eles. As suas referências são problemas supranacionais. Os médicos sem fronteiras. Ou a carita internacional são organizações deste tipo: no campo económico podem se citar estrutura de enorme influencia, tais como o banco mundial ou Fundo Monetário Internacional (FMI).
Nas situações migratórias cujas tendências constituem atualmente um outro tipo de problema global. Nem sempre e fácil conviver entre pessoas de credos diferentes não reveste caracter de conflito nacional mas facilita a eclosão de certos movimentos racistas e xenófobos que constituem ameaça, real as democracia dos países que acolhem imigrantes, outro problema importante com que a comunidade mundial se defronta de existência de grande numero de sociedade onde