Estacas Franki
Franki
Definição
Estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que não há limitação de profundidade devido à presença de água no subsolo. Onde é usada?
São recomendadas para o caso em que a camada resistente encontra-se em profundidades variáveis.
Caso de terrenos com pedregulhos ou pequenos matacões relativamente dispersos. Execução
Para a execução das estacas franki, em relação ao seu dimensionamento, as seções e as localizações são fornecidas pelo calculista das fundações.
Seu dimensionamento tem que ser de acordo com a NBR- 6118 – ‘’ projeto de execução de obras em concreto armado’’ e NBR- 6122 ‘’ Projeto e execução de fundações’’
O procedimento
Consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma "bucha" de brita e areia, socada com energia por um pilão de queda livre, que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.
o atingir a profundidade estimada, o tubo é levantado ligeiramente e mantido imóvel pelos cabos do bateestacas, expulsando-se a bucha através de golpes de pilão, tomando-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha para garantir a estanqueidade. Nesta fase, introduz-se concreto seco sob golpes de pilão formando no terreno a base alargada. Na execução da base alargada é necessário que os últimos 150 litros de concreto sejam introduzidos com uma energia mínima de 150tf x m para estacas com diâmetro inferior ou igual a 450mm e 500tf x m para estacas com diâmetro superior a 450 mm.
Em presença do lençol de freático, onde a deteriorização do tampão de concreto, será utilizado uma ponta de concreto endurecido, que o martelo ou o pilão golpeará, com a interposição de peças de madeiras entre ele, para amortecer os choques.
Armadura
As estacas tipo franki serão sempre armadas
longitudinal e transversalmente prolongando-se