Inquisição no Brasil
A INFLUÊNCIA DO SANTO OFICIO NA ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL DAS MINAS
1- Introdução
“Apesar de nunca ter sido implantado no Brasil como em Portugal, o Tribunal da Inquisição esteve presente e atuante na Colônia.” 1 Tendo sido iniciado no dia 12 de fevereiro de 1579 pelo bispo e governador da Bahia, o Santo Ofício se expandiu pelo território português juntamente com a migração de pessoas de acordo com a mudança da região econômica até o inicio do século XIX, quando foi extinto às vésperas da Independência. Nesse projeto, o local a ser estudado será Minas Gerais durante a primeira metade do século XVIII, ou seja, durante o inicio do auge do ouro.
É perceptível que a movimentação da Inquisição pelo território brasileiro se deu a partir da mudança dos pólos econômicos e sociais no decorrer dos séculos. Com descoberta do ouro na região das minas, a economia e a sociedade que se concentrava no nordeste, em especifico Pernambuco e Bahia, migrou para o sudeste em busca de riqueza, sendo acompanhada pelo movimento inquisitório. “Assim mesmo os ‘familiares’ do Santo Ofício encontravam certa compensação em ir buscar ‘hereges’ na mais longínquas e desertas regiões quando as denuncias compensavam materialmente”2 É visivel também que durante o período aurífero, a intensificação da repressão religiosa, econômica e politica foi maior, tendo como base regimentos elaborados na época.
A migração para a região das minas foi causada por diversos fatores. A crise do império espanhol e português no século XVII se alia com o intenso confisco inquisitório exercido na economia da península Ibérica contra os cristãos novos, o que causa uma onda de emigração da região, sendo o destino escolhido, na maior parte das vezes, a América Portuguesa. Outro fator importante é a queda de lucro da região açucareira do nordeste em relação ao lucro proveniente da mineração, fazendo com que a região do ouro fosse escolhida por conta de fins