Estabilidade do pessoal
Em 1916 surgiu na França, espalhando pela Europa a Teoria Clássica da Administração que caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente. Henri Fayol (1841-1952), fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, onde viveu as conseqüências da Revolução Industrial. Ele expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Undustrielle et Generale.
2. As funções básicas da empresa
Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções que são as seguintes: funções técnicas, funções comercias, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e administrativas. Porém, essas funções básicas já esta ultrapassada, hoje as funções recebem o nome de área de administração.
2.1 Conceito de Administração
O conceito de administrar e prever, organizar, comandar, coordenar, e controlar.
2.2 Proporcionalidade das Funções administrativas
Os níveis da hierarquia da empresa não e privativa da alta cúpula, ela não se concentra exclusivamente no topo da empresa, e nem e privilegio dos diretores, e distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos.
2.3 Diferença entre Administração e Organização
Administração é um todo, um conjunto de processos entrosados e unificados. Organização e uma parte da Administração, que por si só não envolve com previsão, comando e controle, portanto e estática e limitada.
2.4 Princípios Gerais de Administração para Fayol
Administração deve se basear em leis ou em princípios, que são maleáveis e adaptam-se em qualquer circunstância, tempo ou lugar, que são as seguintes: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais aos gerais, Remuneração do pessoal, Centralização, Cadeia escolar, Cadeia escolar, Ordem, Equidade, Estabilidade pessoal, Iniciativa, Espírito de equipe.
3. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
3.1