Automatos
Reinaldo Jacob
Associado da SPP - Sociedade Philatélica Paulista
Associado da ABRAJOF – Associação Brasileira Jornalista Filatélicos
Aspectos Gerais e Históricos
É do conhecimento da comunidade filatélica mundial que o Brasil foi um dos pioneiros no lançamento do selo postal, com os Olhos-de-Boi, conforme Lei n.º 43 de 30 de Novembro de 1841, decreto e regularização de 29 de Novembro de 1842. O início de circulação ocorreu na data de 01 de Agosto de 1843.
O que foge do conhecimento de grande parte dos filatelistas é que, o Brasil também foi um dos pioneiros no lançamento dos selos autômatos e semi-autômatos.
O Brasil foi o quarto país no mundo a iniciar emissão de selos autômatos por máquinas. Isso ocorreu na data de 15 de Setembro de 1979.
Os outros países pioneiros na emissão dos selos autômatos, que antecederam o Brasil foram a França, na data de 01 de Março de 1969; a Suíça em 09 de Agosto de 1976 e a Noruega em 02 de Dezembro de 1978. Países como Alemanha, Portugal, Suécia, Espanha, Grécia, dentre outros, lançaram seus “autômatos” nas décadas de 80 e 90.
Muitos fatos curiosos ocorreram no decorrer dos lançamentos dos selos autômatos e semi-autômatos no Brasil.
Antes de relatar estas curiosidades, cabe aqui ressaltar o que são os selos autômatos e semi-autômatos e a principal característica que os diferenciam.
Tanto os selos autômatos quanto os semi-autômatos, são selos etiquetas gomados, instalados nas máquinas do correio (Frama, da Suíça, que emitiram os selos SE-1, SE-2 e SE-3; Klussendorf, da Alemanha, que emitiram os selos SE-4, SE-5 e SE-6 e a Procomp TCV 3681, do Brasil, que emitiram os selos da “Pomba Branca” e ainda emitem os selos da “Ararajuba”), que por ação do usuário, imprimem o valor facial.
A diferença entre as denominações de “autômatos” e “semi-autômatos” é que na emissão dos selos autômatos a máquina de emissão de selos fica a disposição dos usuários,