Estabelecendo relações entre Filosofia e história
O presente trabalho busca estabelecer a relação existente entre a filosofia e a história, ambas são entendidas como ciências, e tem como protagonista principal o ser humano. Justifica-se a necessidade de se elaborar este estudo, tende em vista, a compreensão da proposta curricular do Curso de Filosofia, ao qual se refere à disciplina de Historia Antiga e Medieval.
De acordo com os estudos e as discussões realizadas em sala, as ciências de história e filosofia estabelecem relações entre si, partindo do pré-suposto que o homem, sua historia e pensamentos influenciam no desenvolvimento das ciências. A filosofia é a ciência que questiona o passado para compreender o presente, o passado é uma construção histórica de uma determinada sociedade levando em consideração seus condicionantes, sociais, econômicos, políticos e culturais.
I. CONCEITO DE FILOSOFIA
Segundo Luckesi (1994), a filosofia é uma ciência, que caracteriza seus filósofos como “amigos do saber”, é um corpo de conhecimento, construído historicamente pelos seus pensadores, com objetivo de compreender o mundo e atribuindo significados e sentidos.
Conforme o autor, essa ciência realiza reflexões sobre a realidade, questiona, atribui conceitos, elabora pensamento e opiniões críticas para compreender o presente. “A filosofia é esse campo de entendimento que, quando nos apropriamos dele, nos sentimos refletido sobre a cotidianidade dos seres humanos [...] simples, [...] complexa, reflexão sobre o sentido e o destino da humanidade. (p.22 e 23)
Nesse entendimento, a filosofia busca mediar o pensamento das ações humanas, compreendendo o mundo em que o sujeito está inserido, dando sentido as suas escolhas e ações. Nessa ciência, pensa-se na existência do sujeito na sociedade e da sociedade para o sujeito. A reflexão humana permite a interpretação do mundo e do contexto históricos do pensador.
O filosofo contempla a verdade, e tem a capacidade de ser