A historia da contabilidade
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA: CC-A
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
O NEOPATRIMONIALISMO
PATOS DE MINAS
2012
A HISTÓRIA DA
CONTABILIDADE
O NEOPATRIMONIALISMO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador, do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação da Professora Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini.
PATOS DE MINAS
2012
INTRODUÇÃO
O homem só conseguiu evoluir quando, através de um processo muito lento, conseguiu entender o que realmente acontecia com o meio em que habitava. A própria natureza humana determinou a busca do querer e, consequentemente, do pensar. O que o levou a esse rumo incerto, porém, tudo leva a crer que foi apenas a curiosidade humana inserida em todo o contexto evolutivo. Ao organizar um pensamento, faz-se necessário saber o que se estuda e para que se estuda. A busca da realidade sobre um determinado objeto de estudo, utilizando um método e estabelecendo relações entre a observação e o aspecto definido, fez com que seres humanos passassem a usar capacidades racionais superiores, ou seja, o pensamento científico.
A vocação humana para o entendimento dos fenômenos que acontecem ao seu redor e a organização destes acentuaram-se paulatinamente em todos os campos do conhecimento, acelerando-se a partir do século XVII. Com a Contabilidade não foi diferente, também ela seguiu esse ritmo evolutivo. Nascida dos registros rudimentares das riquezas conquistadas para o conhecimento dos fatos patrimoniais, houve uma racionalização à medida que também a sociedade se organizava.
Durante muito tempo o patrimônio tem sido objeto de diversos estudos contábeis. Não obstante, essa literatura está bem mais avançada no que se refere aos conceitos de ativos e passivos e poucos escritos são encontrados quanto ao