Montesquieu
Instituto de Ciências Sociais - ICS
Departamento de Sociologia - SOL
Disciplina: Teorias Sociológicas Clássicas
Professora: Dra. Christiane Machado Coêlho
Aluno: Christiano Sousa Granja Mat.: 14/0037241
ARON, Raymond. Montesquieu. In: As etapas do pensamento sociológico. Martins Fontes: São Paulo, 2008. p. 03-63.
Para Raymond Aron, Charles-Louis De Secondat, o Barão de Montesquieu, é considerado não apenas o precursor da sociologia, mas um de seus fundadores, pois não há dúvida que a obra O espírito das leis tem uma intenção evidentemente sociológica, cujo objetivo é tornar a história inteligível a partir da compreensão do dado histórico. Para alcançar essa ordem inteligível, a obra de Montesquieu apresenta duas etapas de um mesmo processo de investigação. A primeira consiste em buscar as causas profundas que explicam a sequência aparentemente acidental dos acontecimentos. A segunda vai mais além e aponta para a possibilidade de organizar a diversidade dos hábitos, costumes e ideias, reduzindo-os a um certo número de tipos. Assim, é possível tornar o devenir inteligível porque apreende-se as causas profundas que determinam os acontecimentos.
Aron segue sua defesa de Montesquieu como fundador da sociologia a partir da divisão de O espírito da leis em três partes distintas: a primeira trata de sociologia política, a segunda trata das influências das causas materiais ou físicas sobre os homens, seus costumes e instituições e a terceira estuda a influência das causas sociais sobre os hábitos, os costumes e as leis. Embora tenha-se frequentemente suscitado uma incompatibilidade entre o dado político e o sociológico da obra, Aron busca a ordem interna subjacente ao pensamento de Montesquieu. E para tanto, irá discorrer resumidamente sobre a obra de Montesquieu.
A exemplo dos clássicos políticos - em especial Aristóteles - Montesquieu concebe três modalidades de governo, quais sejam a república, a monarquia e o despotismo. Cada uma