Resumo do capítulo 1 do livro "O que é Sociologia"
Resumo – I Capítulo
A sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno, pois é evolução do pensamento científico, e passa a cobrir uma nova área do conhecimento, o mundo social. O seu surgimento ocorre nos momentos finais do feudalismo e da consolidação do capitalismo.
O século XVIII é um marco para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – influenciam fortemente nas bases da sociologia, mas a palavra “sociologia” apareceria somente por volta de 1830, porém estes acontecimentos que a tornam possível.
Com a revolução industrial, ocorrem várias mudanças na sociedade, como a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal, a transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril.
Com intensa emigração do campo para a cidade, e jornadas de trabalho extenuantes doze horas diárias, sem férias, feriados, trabalhando nos fins de semana, ganhando um salário de subsistência. E em alguns setores, mais da metade dos trabalhadores eram mulheres e crianças, que ganhavam salários inferiores dos homens, e não por discriminação, mas simplesmente por terem menos força e resistência física.
Os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.
Pensadores como Owen (1771-1858), William Thompson (1775-1833), Jeremy Bentham (1748-1832), só para citar alguns daquele momento histórico, podiam discordar entre si ao julgarem as novas condições de vida provocadas peta revolução industrial e as modificações que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos eles concordavam que ela produzira fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados.
A sociologia constitui em certa medida uma resposta