Esquema tatico
4-4-2 * GOL: Diego Cavalieri * LAD: Bruno Vieira * ZAD: Gum * ZAE: Leandro Euzébio * LAE: Carlinhos * VOL: Edinho * VOL: Jean * MEC: Thiago Neves * MEC: Wagner * ATA: Wellington Nem * ATA: Fred
TEC: Abel Braga
O Fluminense atuou no 4-4-2 com dois volantes e dois meias, o 4-2-2-2. Edinho e Jean foram os volantes de marcação e Wagner e Thiago Neves foram os meias. No ataque Wellington Nem caindo pela esquerda como segundo atacante e Fred como centroavante.
O 4-4-2 do Fluminense tem sido utilizado na maior parte dos jogos do Campeonato Brasileiro. Abel Braga tem utilizado, e bem, a qualidade dos meias disponíveis no elenco. Para utilizar também os bons atacantes à disposição, Abel Braga tem que escalar dois volantes duros, puramente de marcação, para dar equilíbrio defensivo à equipe. Jean, o único volante que vai à frente, avançou pouco no jogo contra o Vasco.
O lateral-esquerdo Carlinhos avançou bastante, dando opção ao ataque tricolor no setor. A cobertura foi feita por Edinho, que praticamente não passou da linha do meio campo. Bruno, o lateral-direito, fica mais preso no campo defensivo, dando mais liberdade ofensiva a Thiago Neves.
Wagner teve boa atuação e puxou diversos contra-ataques pela esquerda. Foi dele, inclusive, o cruzamento para o primeiro gol do Fluminense, marcado por Thiago Neves. No primeiro tempo, as defesas levaram vantagem sobre os ataques. Fred e Alecsandro pouco apareceram. A qualidade técnica de Thiago Neves desequilibrou o clássico a favor do