esquemas táticos
(futebol)
,
Aluno: Igor Bronzeado
Disciplina: Educação Física
Série: 9º ano, turma A
Data: 19/10/12
Introdução: Os esquemas táticos no Futebol de Campo, são basicamente as formar que o técnico do time tem para organizar os jogadores dentro dos limites do campo, os jogadores basicamente são divididos em goleiro e jogadores de linha, mais analizando de uma forma mais aprofundada os jogadores de linha serão divididos em: atacantes, volantes, laterais, zagueiros, meias de campo entre outras posições, sendo que cada um desses irá desempenhar uma função diferente no esquema tatico. Todos os esquemas possuem diferenças em sua configuração, e também na forma de como cada jogador é orientado. Os esquemas ou sistemas de jogo são identificados por três números, que indicam o número de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, respectivamente.
Desenvolvimento:
A principal diferença entre sistema ofensivo e defensivos é que no ofensivo a quantidade maior de jogadores posicionados no campo do adversário, e ele pretende favorecer as jogadas de ataque, normalmente tem uma velocidade maior, já os sistemas de jogo defensivos se focam mais na defesa do time, é um sistema recuado, e que suas jogadas de gol normalmente se fazem com falhas do outro time, apartir de contra-ataques.
Principais sistemas de jogo: 3-3-4 Neste sistema é utilizado dois zagueiros e um dos laterais na defesa. Compondo o meio-campo, outro lateral fica como meio-campo defensivo, enquanto o volante fica como meio-campo central junto a um dos meias-armadores. O outro meia-armador fica como atacante junto com os três atacantes.
4-2-4 é composto por 4 defensores, 2 meio-campo e 4 atacantes. Foi um esquema popular nas décadas de 1940 e 50. O esquema funciona com os laterais atuando na defesa além dos zagueiros, então os laterais não avançam muito.No meio-campo, só direita e esquerda onde ambos ficam de sobra, pois na área já tem os 4 atacantes, além disso, eles