Conceitos e fundamentos de sensoriamento remoto
Conceitos e fundamentos de sensoriamento remoto
Radiação eletromagnética e iluminação de alvos
1. O que é sensoriamento remoto?
R: Sensoriamento Remoto é a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, por meio da capitação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície.
2. O que é sensor?
R: Sensor é um aparelho que tem a capacidade de captar ondas eletromagnéticas e envia-las para uma estação de recepção. Ex: Olho humano, câmera digital, sistemas imageadores abordo de satélites, etc.
3. Qual é o tipo de radiação utilizada para observação da terra? Como pode ser definida e quais são os parâmetros físicos utilizados para sua diferenciação.
R: É utilizada a radiação é eletromagnética proveniente do sol. A radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos, que, autossustentando-se, encontram-se desacoplados das cargas elétricas que lhe deram origem. As oscilações dos campos magnéticos e elétricos são perpendiculares entre si e podem ser entendidas como a propagação de uma onda transversal, cujas oscilações são perpendiculares à direção do movimento da onda (como as ondas da superfície de uma lâmina de água), que pode se deslocar através do vácuo.
4. Quais são os níveis de aquisição de SR? R: Eles são: terrestre, aéreo(balões, helicópteros e aviões) e orbital(satélites artificiais).
5. Qual a relação existente entre comprimento de onda e frequência? Demonstre matematicamente.
R: Quanto maior o comprimento de onda, menor será a frequência. Do mesmo modo, se o comprimento de onda for menor, maior será a frequência.
Ou seja:
A velocidade de uma onda pode portanto ser calculada com a seguinte equação: =
O inverso do período, 1/T, é chamado de frequência da onda, ou frequência de onda: Mede o número de ciclos (repetições) por