sensoriamento remoto
Unidade 3 – Planejamento e produção de plano de aula
Atividade Final – Planejamento de Atividade
Nome: Sônia Maria de Jesus Cavedini Turma: MG01DD
Mediador: Álvaro Mário Guerra da Veiga
DESIGN DIDÁTICO DE UMA AULA
Tema da aula:
O uso do Sensoriamento Remoto como recurso didático na aula de Geografia
Introdução:
A escola hoje compromete o educador um desafio e um compromisso de construir práticas de trabalho escolar capazes de despertar o interesse de aprendizado do aluno. A revitalização das habilidades e dos recursos didáticos em sala de aula demonstra ser uma eficiente alternativa. No ensino de Geografia, através da técnica de sensoriamento remoto, o uso disseminado de imagens de satélite, fotografias aéreas para o acompanhamento espaço-temporal dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre proporciona ao aluno a interpretação e análise de informações do seu espaço vivido. A introdução da técnica de sensoriamento remoto possibilita uma nova maneira de ver e compreender as transformações do espaço geográfico.
Ementa:
Conceitos básicos e aplicação de materiais e procedimentos do Sensoriamento Remoto. Estudo do espaço geográfico e percepção local. Fundamentos de processamento e interpretação de imagens de satélites. Estudo da técnica de Sensoriamento Remoto sob a forma digital ou analógica (fotografias aéreas). Leitura e interpretação das informações sobre o meio e análise dos dados. Aplicações do Sensoriamento Remoto no estudo do meio ambiente.
Objetivos:
1. Conhecer os conceitos básicos na área do Sensoriamento Remoto;
2. Conhecer os campos de aplicação do Sensoriamento Remoto;
3. Aplicar a técnica do Sensoriamento Remoto para extração de informações;
4. Compreender a utilização de novas tecnologias de sensoriamento remoto;
5. Desenvolver a capacidade de compreensão do espaço geográfico, para que a partir dele o aluno seja capaz de extrair dados relevantes daquilo que procura e formular hipóteses reais com as