A Sociologia e o Mundo Moderno
- Prólogo:
* “A Sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno” (meados do século XIX).
* Está inserida no presente que bem estudado, permite que se tenha vestígios do passado e perspectivas do que virá no futuro.
* Surge quando o mundo passa por grandes transformações histórico-sociais – burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas e políticos; mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais valia; sociedade, estado e nação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução.
* Principal símbolo do Mundo Moderno: o capital – conotações sociais, políticas, culturais e econômicas – exerce uma espécie de missão civilizatória, em cada país e continente, no mundo, marcando uma nova fase da humanidade.
- Princípios Explicativos:
* As correntes do pensamento filosófico do século XVIII e começo do XIX (liberalismo, iluminismo, jacobismo, conservantismo, romantismo e evolucionismo) foram de grande importância para as ciências Sociais e principalmente para a Sociologia.
* As análises (paradigmas) das Ciências físicas e naturais foram trazidas para o campo da sociedade, cultura e história, influenciando, ainda hoje, a reflexão de sociólogos.
* Era importante criar novos procedimentos de reflexão para enfrentar a vida social moderna. Nesse sentido é que Filósofos contribuíram para novos procedimentos de reflexão.
* As duas influências : paradigmas das ciências físicas e naturais e sugestões epistemológicas dos Filósofos foram de grande importância para a Sociologia – possibilitando a preocupação tanto com a realidade social quanto com o processo do conhecimento.
* A sociologia divide-se em tendências e escolas, teorias, interpretações. Compreende produções que se poderiam classificar em termos tais como os seguintes: evolucionismo, organicismo, positivismo, formalismo, funcionalismo, estruturalismo, estrutural-funcionalismo,