questões chave da economia
As empresas, por seu turno, são os agentes econômicos para os quais convergem os recursos da produção disponíveis. Reúnem todas as unidades produtoras dos setores primário (agricultura), secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços). As empresas reúnem, organizam e remuneram os fatores de produção fornecidos pelas unidades familiares.
As empresas, embora variem segundo diversos aspectos (tamanho, estatutos jurídicos, origens e controle, formas de gestão e natureza dos produtos), têm como principal característica comum a interatividade: nenhuma subsiste isoladamente, cada uma depende direta ou indiretamente de todas as demais e as operações produtivas descrevem-se por um permanente e complexo processo de entradas-e-saídas.
Famílias - Sua principal função na economia é o consumo, de bens e serviços, também são chamadas de economias domesticas e consumidores.
As famílias consomem bens e serviços, e dão seus recursos as empresas.
O conceito de unidades familiares
O conceito de famílias engloba todos os tipos de unidades domésticas, unipessoais ou familiares, com ou sem laços de parentesco, empregados ou não, que formam o potencial de recursos para o processamento de atividades produtivas e os que recebam transferências pagas pela previdência social ou outras entidades.
As unidades familiares englobam diferenciadas formas de unidades doméstica, unipessoais e familiares, segundo as quais a sociedade se encontra segmentada. São essas unidades que detêm a posse e domínio dos fatores de produção, colocando-os à disposição das empresas.
Governo - Coordena e regula o mercado