SENSORIAMENTO REMOTO Talita

2622 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM ÊNFASE EM MEIO AMBIENTE E BIOTECNOLOGIA

SENSORIAMENTO REMOTO

THALITA GOMES DO NASCIMENTO

BELO HORIZONTE
2015

SENSORIAMENTO REMOTO

THALITA GOMES DO NASCIMENTO

Capítulo 1 – Conceitos
Historicamente, reconhece que o termo Sensoriamento Remoto, criado para designar e desenvolver uma nova tecnologia de instrumento capaz de obter, imagens da superfície terrestre a distancias remotas. Isso implica na definição mais conhecida de sensoriamento: Sensoriamento remoto é uma técnica capaz de obter imagens dos objetos da superfície da terra sem que haja um contato físico entre a espécie, o sensor e seu objetivo.
Essa definição de sensoriamento remoto é explícita em afirmar que o objeto imaginado é registrado pelo sensor por meio de medições de radiação eletromagnética, tal como a luz solar refletida da superfície de qualquer objeto. Nenhum outro tipo de sensor que não use imagens pela detecção da radiação não deverá ser classificado com sensoriamento remoto. Confunde-se muito com sensores geofísicos aerotrasportados, tais como magnetômetros, que geram uma imagem a partir de medições de forças de campo magnético da superfície da terra, logo sem nenhuma relação com a energia eletromagnética.
Portanto a definição de sensoriamento remoto fica evidente que só se poderá entender o processo de aquisição e de análise das imagens, se conhecerem primeiro o que é a radiação eletromagnética – REM.
Capítulo 2 – Fundamentos Físicos
2.1 Radiação Eletromagnética
Segundo Meneses (2012) o entendimento da radiação eletromagnética (REM) se dá pelo comportamento da onda e energia, ou seja, a REM que se propaga pelo espaço vazio, como a luz solar, é, ao mesmo tempo, uma forma de onda e uma forma de energia. Esse conceito é extremamente importante, porque sempre que se fizer análise de imagens do sensoriamento

Relacionados